10 de ago. de 2009

Massa de Pizza com cerveja - By Redkobra

História

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

Minha Receita

A minha massa preferida além de simples, já é sucesso na família e entre meus amigos há 21 anos, aprendi a fazê-la aos 10 anos.

O engraçado que mesmo sendo a mesma receita, ela muda bastante de uma mão para a outra. Assim consegui desbancar meu pai tendo a mão preferida da família. Rsss Mas por outro lado, sempre sou eu que tenho que fazer.. rsss.

Ingredientes:

  • 60g Fermento flashman (4 cubos)
  • 100g Margarina (1 tablete)
  • 1k Farinha de trigo (Sem fermento)
  • 1 Lata de cerveja quente (Skol, Itaipava ou Brahma) * Você pode trocar a cerveja por 1 copo de água ou leite morno.

Modo de preparar:

  • Colocar em uma vasilha grande o fermento + margarina + cerveja;
  • Misture bem com a mão até ficar meio pastoso.
  • Agora vai colocando a farinhas aos poucos, mexendo e apertando a massa;
  • Quando a massa parar de grudar na mão, pare de colocar farinha, mas continue trabalhando a massa por uns 5min.
  • Coloque um pano de prato por cima da vasilha e aguarde 1 hora para a massa descansar.
  • Depois de a massa descansar e crescer, pegamos pedaços da massa e colocamos no meio da forma e com as mãos vamos esticando a massa. Está massa é úmida, não tem como usar o rolo, tem que ser com as mãos mesmo.

Esta receita dá para 3 ou 4 formas de 35cm, dependendo da altura da massa. Eu prefiro bem fininha para ficar crocante.
Agora é só passar uma camada de molho de tomate, jogar o queijo e seu recheio preferido.

Nenhum comentário: