História:
Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.
No Brasil é produzido na cidade gaúcha de Xangri-lá e é denominado de "Citroncello Positano". É fabricado a partir da excelência do limão siciliano, em processo artesanal de infusão de suas cascas em álcool de cereais.
Também é produzido na cidade paranaense de São José dos Pinhais um licor denominado "Limão gelo" que tem clara inspiração no Limoncello, tanto no nome quanto no seu conteúdo. É fabricado pela Indústria de Licores Mediterrâneo Ltda, que pertence a Massimiliano Visani.
A vinícola Georges Aubert também produz no Rio Grande do Sul um licor similar denominado “Georges Aubert Limone”.
Receita:
- 1 litro de álcool de Cereais
- 1 litro água
- 15 limões
- 500g de açúcar
Como preparar:
- Descasque os limões sem pegar a parte da fruta, só a casaca.
- Coloque em uma garrafa que possa fechar bem, as casacas e o álcool e Deixe fechado por 1 mês.
- Após esse período, a solução é coada e está para ser misturada ao melado.
- Coloque em uma panela a água e o açúcar em fogo alto, quando começar a ferver, diminua o fogo e vai mexendo até diluir todo o açúcar. Espere esfriar e misture com o álcool já coado e deixe no congelador por mais um Mês.
- Nos Estados Unidos é comum se beber como a vodka, em "shots" e gelada. Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário